FRIEDRICH NIETZCHE
(15/10/1844 – 25/08/1900)
Em 15 de outubro de 1844, nasceu Friedrich Wilhelm Nietzsche no vilarejo de Röcken, na então Prússia
(hoje Alemanha). Filho de família luterana, seu pai morreu cinco anos após o seu nascimento, deixando a mãe viúva com três filhos para criar.
Vai para Naumburg com a sua família por questões financeiras, onde passa toda a sua infância. A sua formação teve como base uma educação rígida e os princípios luteranos.
Quando criança, Nietzsche mostrava-se diferente dos seus colegas, apresentando um rigor com os estudos e um comportamento de severo autocontrole. Ainda na infância, o filósofo começou a sofrer sérios problemas de saúde. [...] Problemas de visão que o levaram à cegueira quase total no fim de sua vida e dores de cabeça muito fortes acompanharam-no durante muito tempo e debilitaram muito a sua saúde.
Ao terminar os estudos básicos, o filósofo começou os estudos em teologia na Universidade de Bonn [...] muda de curso, transferindo-se para os estudos de filologia e voltando-se para o idioma grego. Em Bonn conhece o professor Friedrich Wilhelm Ritschl, que o estimulou ao estudo das tragédias gregas e apresentou-o à filosofia do alemão niilista e pessimista Arthur Schopenhauer.
PRINCIPAIS OBRAS
Humano, Demasiado Humano (1876-1880);
Assim Falou Zaratustra (1883);
A Genealogia da Moral (1887);
Além do Bem e do Mal (1889);
O Crepúsculo dos Ídolos (1889)
FONTE: https://www.infoescola.com/filosofos/friedrich-nietzsche/
Nenhum comentário:
Postar um comentário